para nós, que mergulhamos de cabeça nesta profissão de fé. nesta profissão que dói, que sangra. esta profissão que te amarra as entranhas aos sentimentos de pequenos notáveis, ou de pequenos invisíveis. mas te amarra em pequenos, isto põe sobre todos nós a terrível resposnsabilidade de "ajudar a formar um cidadão". esta responsabilidade é uma maternidade de muitos. mas eu reafirmo meus votos, eu me orgulho da escolha e carrego este orgulho no peito.
PARABÉNS À VOCÊ, PROFESSOR!
Para deixar mais ácido, como me é de costume, recomendo um documentário que caiu em minhas mãos ontem à tarde, coincidentemente. Chama-se " Pro dia nascer Feliz". Sobre a situação da educação no país, mas analisado de dentro, dos núcleos, pelos olhos daqueles que seriam personagens, se não fosse real. É um divisor de águas para aqueles que ainda não sabem se querem assumir tal tarefa. É por amor, por fé. Se não, ninguém aguenta. Mas tem cenas que te fazem ver como as coisas são avessas neste globinho azul. Caso vá assistir, olhe atentamente para uma garota chamada Valéria Fagundes, que aparece no filme. Literalmente é poesia, para corações minimamente vivos, causa arrepios e uma vergonha velada.
falei que havia coisas boas a dizer!
..........O processo de centralização está funcionando. As coisas estão mais azeitadas. Estou começando a me sentir bem, como se agora meu espírito estivesse ficando do tamanho do meu corpo. Antes era como se eu quisesse encaixar São Paulo dentro do Rio de Janeiro.
Ver as coisas de um modo mais suave. Ouvir as pessoas de modo pleno. Retribuir um amor sem medo e sem peso. Viver em plenitude. Ah! Parece que o vento começa a soprar nas velas deste barquinho que tanto tempo esteve à deriva.
..........Srta. Todorov agora é aluna da FAU-USP. Parabéns minha bonequinha de porcelana russa! Essa transferência tinha que acontecer, você merece!
..........Vamos, mundo. Caminha no meu ritmo, que de te esperar, me evaporo. Ou melhor, vamos mundo, me mostre como seguir teu ritmo, quero ter a tua graça e o tua beleza. Mas aprenda comigo, que apertar demais uns poucos faz muitos pesarem demais, e este peso, sem que se note, esmaga o chão onde se pisa.
..........As vezes me fazem falta os naturalistas. Os realistas. Os pessimistas. e os passarinhos.
Kiddo....................................................meu café esfriou, porcaria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário